Escala |
Escala - Exercícios Resolvidos |
Escala - Exercícios Propostos |
Escala - Exercícios - Questões Objetivas |
a) 0,38 m | b) 0,38 cm | c) 3,8 cm | d) 1,9 m | e) 0,19 dm |
a) 10 km | b) 20 km | c) 100 km | d) 200 km |
a) 1 : 100.000 | b) 1 : 500.000 | c) 1 : 1.000.000 | d) 1 : 5.000.000 |
a) 60 km | b) 30 km | c) 15 km | d) 18 km | e) 25 km |
a) 20 m2 | b) 22 m2 | c) 25 m2 | d) 36 m2 | e) 42 m2 |
Escala - Respostas dos Exercícios Propostos |
01 | 1:500 | 02 | 1:1.500.000 | 03 | 1:840.000 | 04 | 13,7025 m2 |
05 | 1 : 2.250.000 | 06 | 18 m | 07 | 50 m e 60 m | 08 | 0,21 m = 21 cm |
09 | 180 m | 10 | 27 m e 45 m2 | 11 | 1:3.000 | 12 | letra A |
13 | letra D | 14 | letra D | 15 | Letra B | 16 | Letra A |
Sistema de equações de 1º grau
Método da substituição
Duas equações do 1º grau, com duas incógnitas formam um "sistema de
equações". O
método da substituição é um dos mais recomendáveis para resolvê-lo.
Imagine uma classe com 36 alunos em que o número de meninos seja 3 vezes maior do que o de meninas.
Em primeiro lugar, é preciso tentar equacionar o problema. Suponha que x seja o número de meninos e que y seja o número de meninas. O total, você já sabe, é 36. Portanto:
Mas o número de meninos é 3 vezes o das meninas, ou seja:
Você tem, então, duas equações que formam um sistema:
Como se sabe o valor de x, é possível substituir esse valor na primeira equação. Veja:
A primeira equação, então, fica assim:
Somando-se os termos em y:
O que eram duas equações e duas incógnitas virou uma só!
Para resolvê-la é só realizar a seguinte operação:
Com isso, conclui-se que o número de meninas é 9, mas e o número de meninos?
De volta à segunda equação:
Resposta: Há 27 meninos e 9 meninas nesta classe.
Imagine uma classe com 36 alunos em que o número de meninos seja 3 vezes maior do que o de meninas.
Em primeiro lugar, é preciso tentar equacionar o problema. Suponha que x seja o número de meninos e que y seja o número de meninas. O total, você já sabe, é 36. Portanto:
Mas o número de meninos é 3 vezes o das meninas, ou seja:
Você tem, então, duas equações que formam um sistema:
Como se sabe o valor de x, é possível substituir esse valor na primeira equação. Veja:
A primeira equação, então, fica assim:
Somando-se os termos em y:
O que eram duas equações e duas incógnitas virou uma só!
Para resolvê-la é só realizar a seguinte operação:
Com isso, conclui-se que o número de meninas é 9, mas e o número de meninos?
De volta à segunda equação:
Resposta: Há 27 meninos e 9 meninas nesta classe.
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